Estratégias para vender mais vão muito além do marketing digital

Que o marketing digital pode trazer resultados efetivos de visibilidade no mercado por meio de sites de buscas e mídias sociais todos já devem saber, mas o que a maioria das pessoas não sabe é como vender de verdade usando a internet de forma proveitosa e usufruindo de todos os seus benefícios.

O marketing digital, de maneira bem resumida, trata-se da aplicação de um conjunto de técnicas e estratégias de marketing voltadas para a divulgação de um negócio, pessoa ou empreendimento na internet, indo desde de um website, perfis em mídias sociais, geração de conteúdos até anúncios online e campanhas para geração de leads e tráfego pago.

No entanto, muitas empresas acreditam que buscar somente a visibilidade na internet já é garantia de sucesso em vendas e a partir disso, contratam agências de marketing digital para compor suas campanhas online pautadas apenas em pacotes de postagens em blog, site e redes sociais.

Ter presença online é essencial, porém não é tudo, pois compõe apenas uma parte da estratégia para vender mais. Por exemplo, o seu site aparecer nas primeiras posições do Google ou ter muitas curtidas na fanpage do Facebook, pode gerar visibilidade, e é algo muito importante, porém não basta para gerar um aumento proporcional em vendas para o seu negócio.

Em outras palavras, não adianta estar na primeira página do Google e atrair muitos visitantes para o seu site, se não tiver a estratégia de vendas certa para estimular o desejo de compra pelo seu produto ou serviço, pois o fato de alguém entrar no seu site não dá garantias de que se interessará pelo o que você está oferecendo, caso não haja uma mensagem adequada.

Perceba que a presença online é apenas o primeiro passo para aumentar as vendas, no entanto, é somente até esse ponto que a maioria das agências de marketing digital chegam, gerando frustação em muitos clientes que as contratam.

Para vender mais precisamos ir além do que vemos convencionalmente no marketing digital. Temos que usar estratégias efetivas de vendas pela internet.

E quando falo de vendas pela internet ou vendas online não me refiro apenas às empresas que possuem produtos digitais, uma vez que qualquer segmento ou modelo de negócios pode usufruir dos benefícios da internet para melhorar os seus resultados.

Isso se aplica, portanto, às empresas que vendem produtos digitais e às empresas que vendem produtos físicos ou serviços offline.

Uma vez que a empresa já possui visibilidade na internet é preciso garantir que atinja o seu público-alvo certo e para isso deve alinhar a sua copy – carta de vendas.

Esse alinhamento envolve toda a comunicação da sua oferta e da sua proposta de valor para o cliente, desde o texto do produto no seu site, página de captura até a linha editorial do seu blog, eventos online e outros meios que utilize para se comunicar com seu público.

Até aqui vimos que ter presença online e uma boa copy são pontos fundamentais para o sucesso em vendas, mas ainda não é o suficiente para completar uma estratégia vencedora.

Para completar o escopo de um bom plano de vendas online é preciso criar uma boa campanha de vendas, estabelecer a jornada de compra do seu cliente e criar um funil de vendas automatizado.

Com esses últimos elementos você poderá atrair, engajar e estimular o seu cliente potencial a efetivamente comprar os seus produtos e serviços.

Em resumo ter sucesso em vendas, seja qual for o seu segmento de negócio, depende de uma boa estratégia de marketing digital aliada a um plano de vendas online que seja capaz de atrair, engajar e despertar o desejo para a ação de compra, levando a sua empresa definitivamente a aumentar as vendas e atingir melhores resultados.

A Modernizza é uma consultoria que elabora tanto as ações operacionais quanto as táticas e estratégias vencedoras para o sucesso do seu negócio. Se sua empresa precisa vender mais, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco e agende uma reunião de apresentação.